Quando ouvimos alguém falar que um cachorro tosse, logo vem outro e diz “Ih, é problema no coração, o do meu amigo começou assim e morreu!”. Será que é verdade? Se tosse, tem problema no coração?
Vamos com calma... a tosse nos cães é um dos sintomas mais comuns de insuficiência cardíaca sim, mas nem toda tosse é relacionada ao coração. Outras causas de tosse em cães são: bronquite crônica, infecções bacterianas ou virais e substâncias irritativas (cheiros fortes, fumaça...).
E o que então a tosse tem a ver com o coração?
Quando o coração não consegue bombear o sangue como deveria, começa a ocorrer o seu acúmulo em alguns órgãos (chamada congestão). Isso ocorre em vários órgãos, mas quando acontece no pulmão, parte do líquido que forma o sangue extravasa para dentro desse órgão e acumula dentro dele, gerando um edema pulmonar. Sempre que existe alguma coisa dentro do pulmão que não seja ar ele tenta expulsá-la através da tosse. E isso inclui o líquido formado no edema.
Outra origem da tosse é a ação mecânica do coração, aumentado de tamanho, contra as vias respiratórias, o que causa o reflexo de tosse. Experimente pressionar um pouco sua laringe (gogó) e você sentirá vontade de tossir ou vomitar: são reflexos normais.
É importante que você observe em que situação a tosse ocorre: se em momentos de excitação, após exercício, em estresse, após comer ou beber água, após inalar alguma coisa ou quando estava calmo ou dormindo. Isso ajuda a diferenciar se a origem é respiratória ou cardíaca.
O principal é que sempre que você perceber que seu amigo de estimação está tossindo, você deve procurar a ajuda de um médico veterinário para o diagnóstico e tratamento correto, mantendo a qualidade de vida do seu cão ou gato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário