segunda-feira, 14 de junho de 2010

O que é o eletrocardiograma?


O eletrocardiograma é feito com um aparelho portátil chamado eletrocardiógrafo, que é capaz de medir pequenas variações elétricas geradas pelo coração e captadas na superfície da pele. É um exame importante na avaliação cardíaca de um paciente, pois é o mais indicado para diagnosticar arritmias, ou seja, batimentos fora do ritmo normal do coração.

Ele associado ao exame clínico, pode sugerir algumas outras alterações cardíacas, principalmente sobrecarga de algumas câmaras cardíacas, que devem ser confirmadas com outros exames como o RX e /ou o ecocardiograma.

Não há necessidade de jejum ou qualquer outro tipo de preparo para o paciente, não é doloroso, embora o paciente precise ficar deitado de lado, o que muitas vezes eles não gostam...

O registro fica marcado em papel térmico ou em formato digital, dependendo do tipo de eletrocardiógrafo usado.

Ele é indicado em casos de identificação de alterações na ausculta cardíaca ( variação anormal do ritmo ou sopro ), avaliações em pacientes mais idosos (geriátrica), avaliações pré anestésicas (ideal fazer em todos , mas principalmente em cães e gatos acima de 6 anos de idade ), ou em pacientes que apresentem desmaios.

Com as informações passadas com esse exame, associado ao exame clínico, pode-se iniciar tratamentos de uma série de doenças cardíacas, aumentar a segurança de procedimentos anestésicos e acompanhar a evolução dos tratamentos aplicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário