segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ecocardiografia




Em Cardiologia Veterinária, outro exame complementar muito útil, além do eletrocardiograma, é o ecocardiograma.

Assim como na ultrassonografia, o exame ecocardiográfico utiliza ondas sonoras em alta frequência, que não podem ser ouvidas pelos seres humanos e não causam nenhum dano ao paciente.

O ecocardiógrafo (aparelho utilizado para fazer esse exame) é capaz de emitir essas ondas e captar o eco gerado quando elas “batem” nas estruturas do corpo do paciente. Depois disso, os sons são processados e uma imagem é gerada, podendo ser observada a movimentação das estruturas do coração (músculos, válvulas, veias e artérias).

Das imagens formadas é possível extrair uma série de medidas que ajudam no diagnóstico e na avaliação da evolução de algumas doenças cardíacas.

Quando associado ao sistema Doppler - “programa” de processamento de dados no ecocardiógrafo, que permite identificar em qual sentido as células sanguíneas se deslocam - é possível medir o fluxo do sangue pelo coração e avaliar se há alguma falha valvular.

Dessa forma, o ecocardiograma é o exame complementar indicado sempre que for necessária a avaliação direta da função mecânica do coração e da sua hemodinâmica(deslocamento do sangue pelo coração e grandes vasos que nele entram e saem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário