terça-feira, 3 de agosto de 2010

E a radiologia?


A radiologia (Raios-X) de tórax foi e ainda é um exame complementar muito útil na avaliação de doenças cardíacas. Embora tenha perdido um pouco da importância do passado, após a introdução do ecocardiograma na medicina veterinária, ele NÃO é dispensável.

A radiografia de tórax deve sempre ser feita em duas posições, para podermos observar o tórax de frente e de lado. Não há necessidade de preparo do paciente ( nem jejum , nem contraste) e é um exame indolor,]. No entanto devemos lembrar este exame é realizado através da emissão de radiação ionizante e por essa razão, cuidados de proteção contra exposições desnecessárias devem ser utilizados; mas calma não é um exame de vez em quando que vai causar câncer no seu amigo! Mas sempre avise o veterinário radiologista sobre gravidez da paciente ou da proprietária (que nesse caso não deve ficar na sala de exame).

Com os resultados do exame, podemos verificar alterações na conformação do coração, traquéia, presença de edema pulmonar (líquido dentro dos pulmões), efusão pleural (líquido entre o pulmão e a parede do tórax), aparecimento de massas (tumores ) intratorácicas, enfim uma grande quantidade de doenças que direta ou indiretamente podem influenciar o coração, ou que precisam ser diferenciadas das doenças cardíacas (diagnóstico diferencial).

Na grande maioria das vezes na consulta inicial é solicitada uma radiografia de tórax devido a grande quantidade de informações que esse exame pode acrescentar ao histórico do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário