terça-feira, 24 de agosto de 2010

O que eu tenho medo é da anestesia...

Essa é a frase mais comum que um anestesista escuta. Todos têm medo da anestesia, ainda que a cirurgia seja um transplante cardíaco, o “medo é da anestesia”. Então, vamos entender melhor esse negócio de anestesia para poder parar de ter tanto medo sem motivo?

Para que serve a anestesia veterinária? O Procedimento anestésico envolve um conjunto de técnicas, utilizadas para atingir imobilidade, inconsciência, analgesia e segurança neurovegetativa.

Calma! Vou traduzir: o paciente veterinário não entende o motivo da intervenção, encarando-a como uma agressão e impedindo a realização da maioria dos procedimentos cirúrgicos, sendo portanto necessária a utilização de substâncias que levem à sua imobilidade.

Sobre a inconsciência, creio que você não gostaria de vivenciar um procedimento cirúrgico feito em você mesmo. Então, o nosso paciente também não!

Analgesia é de extrema importância na qualidade de vida e na recuperação pós-cirúrgica. Afinal, ninguém gosta de sentir dor.

E por fim, a segurança neurovegetativa: essa expressão assustadora significa, em resumo, que os órgãos do paciente devem entrar e sair do procedimento funcionando perfeitamente.

Para que tudo isso ocorra como previsto, existem várias técnicas e substâncias que devem ser utilizadas de acordo com o caso e o tipo de paciente. Essa escolha deve ser feita pelo médico veterinário responsável pela anestesia.

E para a pergunta “...mas doutor, existe risco?”, a resposta é SIM, e para a pergunta “...mas o risco é grande?”, a resposta é na grande maioria das vezes NÃO.

Mas então do que depende o risco anestésico? Todo procedimento que envolve uma anestesia envolve risco devido a diferentes sensibilidades individuais dos pacientes, condição de saúde, tipo de procedimento a ser executado e preparo adequado pré-cirúrgico. E o risco só é realmente grande dependendo da intensidade da enfermidade que o paciente apresenta. Pacientes saudáveis tem um risco muito baixo hoje em dia.

Para segurança de nossos amigos, é necessária colaboração entre o cliente e o médico veterinário anestesista. Portanto, siga todas as instruções dadas para o preparo do paciente no pré-cirúrgico e não deixe de informar o uso de medicações e sobre doenças anteriores.

O objetivo do médico veterinário é trazer saúde, conforto e segurança para nossos amigos. Então converse, tire todas as suas dúvidas sobre o que vai ser feito e lembre-se de que fazemos parte do mesmo time e temos o mesmo objetivo.

2 comentários:

  1. Muito interessante o blog, pena que parece que vc deu uma parada. Um cão cardipata pode ser anestesiado sem muitos problemas? ou é melhor evitar, tipo para remoção de tárataro? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Secrets, realmente esta parado,estou retomando agora, mas a resposta é sim, na grande maioria dos casos. Ele só precisa ser bem avaliado pelo anestesista e muito bem monitorado durante todo o procedimento cirurgico e despertar, alem de utilização de técnicas anestésicas adequadas ao paciente.

      Excluir